bpaulino.com

Hi, I am Bruno.
I am a software engineer. Here I blog about programming and life experiences.

Ruby Para Iniciantes

1 ano e meio atrás eu descobri o Ruby. Nesse pouco tempo utilizando essa maravilhosa linguagem, a experiência que tenho tido já me permitiu decidir que essa será a linguagem que irei investir em meus projetos pessoais e em minha carreira profissional. Tenho o imenso orgulho de fazer parte de nossa comunidade local, Jampa Ruby, e de poder contribuir com o que venho aprendendo.

Trabalhando como desenvolvedor web na Policia Militar da Paraíba, nosso time decidiu investir na liguagem Ruby para novos projetos. Como eu era o único desenvolvedor que possuia experiência com Ruby, encaramos a necessidade de difundir o conhecimento para que os desenvolvedores da equipe, já bem experientes em PHP, pudessem aprender rápido e começar a produzir utilizando Ruby. Em nossa área de desenvolvimento de software, sabemos que os melhores materiais estão escritos em inglês e se formos esperar que livros e artigos dos melhores blogs sejam traduzidos para português, não poderiamos acompanhar esse rítimo louco da comunidade de software. Juntando a demora na tradução dos materiais e a dificuldade com a língua inglesa, resolvi criar essa série de videoaulas sobre a linguagem Ruby para que meu time e qualquer pessoa da comunidade possa aprender a usar o Ruby rapidamente. Essas videoaulas são direcionadas a desenvolvedores que já programam em alguma linguagem, de preferência Orientada a Objetos, porém não será difícil de aprender Ruby para quem nunca programou.

O curso está publicado na Udemy de graça.

Clique aqui para acessar o curso na Udemy

Referências

Me inspirei em muitos materiais e livros que li, cursos que fiz e experiencias que tive. O primeiro livro que recomendo é Learn Ruby - The Hard Way onde tive meu primeiro contato com a linguagem. É um livro prazeroso de ler, com muitos exêmplos e exercícios que vão ajudar a entender os principais conceitos da linguagem. O segundo livro, mais voltado para o framework Rails, foi onde realmente mergulhei de cabeça na linguaguem. o livro Ruby on Rails Tutorial. O terceiro livro Metaprogramming Ruby 2, que já é um pouco mais avançado, fala sobre metaprogramação em Ruby. Esse livro mostra todo o poder da linguagem, mostrando “como escrever programas que escrevem programas”. Os dois primeiros livros são gratuitos para ler online. O único ponto negativo para quem não sabe inglês é que não possuem tradução.

Um ótimo curso que me inspirou bastante foi o Ruby Fundamentals da Pluralsight. Utilizei algumas técnicas do curso para organizar o conteúdo e realizar alguns exêmplos. O curso também e ministrado em inglês, porém possui legendas em português.